Esse estudo faz parte do resultada de uma pesquisa de doutorado, é um estudo de caso e tem como foco analisar a responsabilidade do docente de filosofia em sua atuação na Educação Quilombola, a escola estudada está localizada no município de Piranhas, no estado de Alagoas e a mesma recebe alunos oriundos do Quilombo Sítio Lages. O problema dessa pesquisa é: como a formação de professores de filosofia impacta na educação quilombola atuando no projeto Político Pedagógico a partir de concepções interdisciplinares o resgate da identidade dos povos tradicionais? Fazemos uma análise sobre como a formação de professores, a atuação do professor de filosofia na educação quilombola, a responsabilidade deste para resgatar a identidade desses povos tradicionais, onde a Educação Quilombola tem a finalidade inserir esses povos nos movimentos de lutas e resistências nas quais as populações quilombola estão inseridas e a educação é uma das formas que traz a consciência crítica, para que seja construído o sentimento de pertencimento e assim resgatar e difundir o patrimônio material e imaterial pertencente aos povos tradicionais. Fazemos um estudo comparativo entre as notas do IDEB da escola que recebe os alunos quilombola do Quilombo Sítio Lages, com o IDEB da escola do Quilombo Pau D’Arco e da escola que recebe os alunos do Quilombo Carrasco, ambas localizada no município alagoano Arapiraca.
Comissão Organizadora
EDITORA PHILLOS ACADEMY
Comissão Científica